Gênese da cultura
1) Fale sobre a mentalidade cientifica.
Na idade moderna temos os primeiros indícios da mentalidade cientifica. A idade moderna ocorreu entre 1453 indo até 1789dc. Nesta época, foram implementadas ideias como o mecanicismo, onde tudo era visto como uma maquina, inclusive o ser humano. Ocorreu nesta época também a revolução comercial, com as navegações marítimas trazendo especiarias dos mais diversos lugares do globo para a Europa. Os governantes eram absolutistas, e surgiram as filosofias racionais, como o renascimento e o iluminismo.
Na idade contemporânea, que vai de 1789 até hoje, aconteceram duas revoluções, a revolução burguesa, em que os burgueses assumem o controle com o capitalismo e a revolução industrial. Uma grande jogada dos governos foi transformar os súditos em cidadãos, isso os iludiu a pensarem ser livres. Nesta época também surge os primeiros conceitos de ciência. E com ela, a epistemologia, que é a ciência estudando a si própria.
Escolas epistemológicas.
Estas “escolas” na verdade eram ideias criadas por grandes pensadores, temos algumas principais, como o positivismo, que foi idealizada por comte. Ela falava sobre a humanidade religiosa, que levaria a revelação, a filosófica, que era a reflexão e a cientifica, que era a demonstração. Aqui era pregado a verdade definitiva, em que jamais seria mudada. Por volta de 1920 surgiu o neopositivismo, ele foi criado por Rudolf Carnap, ele pregava a verdade cientifica provisória, por exemplo, “só existem cisnes brancos até que se encontre o primeiro cisne negro”. Outra escola era o racionalismo critico, criado por K. Popper. Ele pregava que tudo o que é ciência deve ser obrigatoriamente testável. Ele dizia também que a ciência avança pelos seus erros, melhorando a partir do que fez de errado.
Várias outras ideologias surgiram, como o racionalismo aberto (G. Bachelaed) em que separava o homem em homem diurno (razão) e noturno (emoção), a epistemologia genética (Jean