quim
Porém elas independem da natureza do soluto. Elas dependem apenas da concentração do soluto, desde que a solução seja suficientemente diluída. São elas: abaixamento da pressão de vapor, aumento da temperatura de ebulição, diminuição da temperatura de congelamento e pressão osmótica. É fundamental para análises químicas, como identificação de substância, determinação de massas molares; dessalinização da água; regulação da vida; e tantos outros fatores.
Pressão de Vapor:
A pressão de vapor de uma substância é a pressão exercida pelo vapor que está em equilíbrio dinâmico com a fase condensada.
Como se trata de um equilíbrio, temos que a energia livre de Gibbs na formação do vapor é nula, ou seja: 0 ln 0 G G g G l G G RT P vap m m vap vap
Então, a pressão de vapor é dada por: ln G H S vap vap vap P
RT RT R
Observe que o equilíbrio só será alcançado caso o sistema esteja fechado. Em caso contrário, o líquido estará em continua evaporação, ou seja, moléculas escaparão na forma de gás.
Para compararmos, uma substância que possua maior pressão de vapor do que outra é dita mais volátil, ou seja, tem maior facilidade de passar ao estado gasoso. Um exemplo é: álcool e água; o álcool evapora mais rapidamente que a água, ou seja, é mais volátil. Por tal motivo, sua pressão de vapor é superior que à da água.
Dependência da Temperatura:
Quanto maior a temperatura, maior a energia cinética das partículas, e desta forma, há um maior número de partículas com tendência a passar para o estado gasoso. Desta forma, há um aumento da pressão de vapor.
Dependência das Interações Intermoleculares:
Quanto mais intensas forem as interações intermoleculares, mais fortemente estarão as moléculas unidas. Desta forma, substâncias que possuem intensas forças moleculares possuem