Quim
“SAMU IDENTIFICA HOMEM QUE PASSOU MAIS DE 3 MIL TROTES EM PORTO ALEGRE”
O presente trabalho propõe uma análise textual da reportagem do Jornal Eletrônico G1, dos quais iremos nos ater a fazer uma breve análise levando em consideração os elementos de coesão e coerência do texto a partir dos elementos que compõem esses dois aspectos essenciais para que o texto possa ser considerado elemento de significação para seu interlocutor como, referência, elipse, substituição nos elementos de coesão e relevância, focalização e conhecimento de mundo como elementos de coerência.
Palavras-chaves: Linguística Textual; coesão, coerência, notícia.
1. Apresentação da teoria
A Linguística textual é responsável pela análise dos textos em suas produções de sentido. Dentro dos textos estudados vemos como principal referencial teórico os estudos Ingedore Koch, especialmente Koch (1989) como expoentes sobre a análise da coesão e coerência para a produção de sentidos dos textos verbais e não verbais.
Os textos referenciais lidos para a análise textual da reportagem do Jornal G1, aponta alguns elementos marcantes para a produção de sentido de um texto, sendo na coesão elementos como referência, elipse, conjunção, substituição que são utilizados para que o texto emita um significado, juntamente com os elementos de coerência, como inferência, relevância, conhecimento de mundo que são apresentados dentro de um texto jornalístico.
2. Apresentação da Reportagem
A reportagem foi extraída do jornal eletrônico G1, o portal de notícias da Globo.com, cujo título traz a seguinte mensagem “SAMU IDENTIFICA HOMEM QUE PASSOU MAIS DE 3 MIL TROTES EM PORTO ALEGRE”, a reportagem é do dia 27 de agosto de 2014 e foi lançada no portal às 16:45 da tarde.
3. Análise da Reportagem
A reportagem traz elementos de coesão e coerência textual que são significativos para entendimento da reportagem, como por exemplo, aspectos de conhecimento