Quim
Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos. Exemplos:
HI + NaOH → NaI + H2O
H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4 reação de neutralização
Se adicionarmos a uma solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) o indicador fenolftaleína, vamos observar que a coloração da solução ficará avermelhada. Ao adicionarmos a esta solução avermelhada um pouco de vinagre, a solução ficará incolor. O que ocorreu nesse experimento foi uma reação de neutralização. O vinagre, meio ácido, ao ser adicionado à solução de hidróxido de sódio, meio básico, neutralizou-o.
1. Ácidos são compostos moleculares, ou seja, covalentes, que, em solução aquosa, se ionizam. Sendo assim, o ácido acético (CH3COOH) do vinagre ioniza-se em presença de água fomando os íons H+ e CH3COO-.
2. Bases são compostos iônicos que, em solução aquosa, se dissociam. Dessa forma, o hidróxido de sódio (NaOH) em pesença da água dissocia-se formando os íons Na+ e OH-
Sendo assim, podemos dizer que a reação de neutralização acontece quando os íons H+ do ácido reagem com os íons OH- da base. É claro que aqui estamos partindo do conceito de ácido e base de Arrhenius, segundo o qual o que caracteriza um ácido é a presença do íon H+ e o que caracteriza uma base é a presença do íon OH-. Ora, se esses mesmos íons reagem entre si formando água, fica evidente a neutralização de ambos.
Nomenclatura dos sais
NaCl → cloreto de sódio
CaCl2 → cloreto de cálcio
Na2CO3 → carbonato de sódio
KNO2 → nitrito de potássio
O nome de um sal normal guarda correspondência com o nome do ácido que o origina:
Se o nome do ácido termina em ídrico, o do sal termina em eto.
Se a terminação do ácido é oso, a do sal será Ito.
Se a terminação do ácido é iço, a do sal será ato.
Temos, por exemplo, o sal NaCl, que é originado da reação:
HC + NaOH