COMPACTAÇÃO E COMPRESSÃO DE DADOS
Eduardo Silveira
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Curso de Ciência da Computação – Câmpus Canoas
Av. Farroupilha, 8.001 – Bairro São Luís – CEP 92420-280 – Canoas – RS
Novembro de 2010
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns dos tipos de compressão de dados existentes e também descrever o método usado por cada um deles.
Palavras-chaves: Trabalhos Acadêmicos; Artigos – Compactação e Compressão de Dados.
1 CONCEITO
Compactar dados é o processo de unir dados que estejam separados ou dispersos, com objetivo de melhorar o tempo de acesso ou desempenho. Por exemplo, a desfragmentação dos discos rígidos em um computador.
Já o conceito de compressão de dados consiste em remover redundâncias de um determinado conjunto de dados com o objetivo de reduzir o espaço ocupado ou poder transmiti-los mais rapidamente.
2 TIPOS DE COMPRESSÃO DE DADOS
Existem principalmente 2 tipos de compressão de dados, com perdas e sem perdas.
1.1 Compressão com perdas
Neste tipo é feita a remoção de dados redundantes e também é removido qualquer dado pouco relevante. Pode ter altas taxas de compressão, porém não é possível reconstruir o arquivo original. Este tipo de compressão é mais usada para arquivos de áudio, vídeo ou imagens.
2.2 Compressão sem perdas
Neste tipo é feita apenas a remoção de dados redundantes, não há perda de dados e o arquivo original pode ser reconstruído. Tem baixas taxas de compressão dependendo do tipo de dado.
3 COMPRESSÃO ORIENTADA A CARACTERE
Existem vários tipos de compressão orientada a caractere:
3.1 Supressão de caracteres nulos
Neste tipo de compressão geralmente são removidos os caracteres correspondentes aos espaços em branco no texto. Primeiro é escolhido 1 caractere especial que não será usado no texto, representado por Ce, seguido de um outro caractere N, que representará em binário o número de caracteres repetidos na seqüência. Por exemplo, o texto “Inicio fim.” será