Questão da técnica
Mary Alves
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Convenção de Belém do Pará/ONU
“Todo ato baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico,sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na privada.
VIOLÊNCIA - OMS
Uso intencional da força física ou do poder,
real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa,ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico,deficiência de desenvolvimento ou privação”
Números Nacionais
1 em cada 5 mulheres já sofreu algum tipo de violência por parte de um homem A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil
Principais agressores: Maridos, companheiros, namorados
6,8 milhões de brasileiras vivas já foram espancada pelo menos uma vez
Fundação Perseu Abramo – OMS – Coletivo Feminista – USP UNIFESP – Instituto NOOS, PROMUNDO, PATRÍCIA GALVÃO
VIOLENCIA DOMÉSTICA, FAMILIAR
Para Saffioti (1997), a violência familiar "recobre o
universo das pessoas relacionadas por laços consangüíneos ou afins. A violência doméstica é mais ampla, abrangendo pessoas que vivem sob o mesmo teto, mas não necessariamente vinculadas pelo parentesco".
Violência
contra
a
Mulher:
CUSTOS MONETÁRIOS
CANADÁ: estudo estimou que os custos com a
violência doméstica superam 1 bilhão de dólares por ano em serviços incluindo polícia;sistema de justiça criminal, aconselhamento e capacitação. QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA (OMS) aspecto numérico. Brasil: a cada 4 minutos, uma mulher é agredida, sendo gastos 105% do PIB em serviços de saúde(CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE,s.d)
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
CONSEQUÊNCIAS NO TRABALHO.
Procurar emprego
Permanecer no emprego(absenteísmo/seguridade social) Ritmo de trabalho(diminuição de produtividade) Promoção na carreira profissional(estudo) Negociação e aumentos salariais(quem sofre V.D ganha