Questão agrária
1) Quem foi Warren Dean?
Warren Dean foi um historiador americano que deixou uma contribuição valiosa sobre a Mata Atlântica, assunto até então não contemplado na história brasileira.
2) Qual a importância do seu livro para o contexto histórico brasileiro?
Sua relevância está nas abordagens nas quais ele trata a Mata Atlântica como uma única região e não de forma dividida politicamente em Estados, regiões, etc., como geralmente se costuma ver. O livro nos passa não somente como se deu a destruição, mas também fornece informações que facilitam a compreensão da trajetória do desenvolvimento brasileiro.
3) Qual o nome indígena da mata Atlântica? O nome indígena é Caá-etê.
4)Cite alguns protagonistas trazidos por Dean na composição do livro
Os protagonistas trazidos na obra são: coletores-caçadores, jesuítas, mineradores, grileiros, nacionalistas, gado, árvores, uma duquesa, um Imperador, agricultores, latifundiários, naturalistas, formigas cortadeiras e saúvas, políticos, ambientalistas e outros.
5) Na sua opinião, qual parte da resenha te surpreendeu? Explique
No momento em que Dean mostra como se deu a destruição da Mata Atlântica, nas questões relacionadas à produção do café, com a nova política implantada a partir da Independência, em 1822, momento no qual o café tornou-se o foco principal da economia tanto para consumo interno quanto para exportação.
6) Para contar a história, quais são as condicionantes que o autor se apóia? Para contar a história perante a Mata Atlântica, Dean busca fatos políticos, sociais e principalmente econômicos que influenciaram na intervenção humana na maior floresta tropical do mundo. Utilizou de uma ampla bibliografia, inclusive de trabalhos científicos internacionais.
7) Na sua opinião, por que o autor trata de forma nua a história do Brasil?
O autor mostra a história do Brasil de forma clara e transparente com o intuito de mostrar dentro do contexto geral a história da Mata