Questionário Eletrocardiograma
- ESTUDO DIRIGIDO –
O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Por ser um exame barato e realizado de rotina e faz parte do check-up cardiológico oferecendo muitas informações ao cardiologista.
Esse exame avalia o ritmo cardíaco e o número de batimentos por minuto, o que permite ao médico identificar arritmias cardíacas e distúrbios na condução elétrica deste órgão.
Responda as questões abaixo:
1. O que é eletrocardiograma?
O Eletrocardiograma (ECG) representa um valioso registro do funcionamento cardíaco (atividade elétrica). O ECG se inscreve em um papel milimetrado, que fornece um registro permanente da atividade cardíaca. A informação registrada no ECG representa impulsos elétricos do coração.
Os impulsos elétricos representam várias etapas da estimulação cardíaca. Quando se estimula o músculo cardíaco eletricamente ele se contrai. As células cardíacas são carregadas ou polarizadas no estado de repouso, mas, quando eletricamente estimuladas, se “despolarizam” e se contraem.
No estado de repouso as células do coração estão polarizadas, o interior das células encontra-se carregado negativamente. O interior das células miocárdicas, que normalmente está carregado negativamente, fica carregado positivamente quando ocorre a estimulação para a contração das células. A estimulação elétrica dessas células musculares especializadas se denomina despolarização fazendo as contrair-se. Assim, uma onda progressiva de estimulação (despolarização) atravessa o coração, produzindo contração do miocárdio. Esta despolarização pode ser considerada como progressão de uma onda de cargas positivas dentro das células.
O estímulo elétrico de despolarização causa contração progressiva das células miocárdicas quando a onda de cargas positivas progride para o interior das células. As ondas de despolarização (o interior das células se torna positivo) e de repolarização (as células voltam a ser negativas)