relatorio de visita
Uma avaliação funcional representa um importante fator para determinar à detecção da magnitude de um comprometimento cardíaco e/ou a capacidade aeróbica, de um individuo. E é essa avaliação funcional é feita através de um levantamento das formas (testes e métodos) já existentes. Além de mostrar como proceder para a prescrição de exercícios físicos com mais segurança. O objetivo da avaliação está na investigação da adequação do organismo em relação às demandas fisiológicas que ocorre numa atividade física.
Existe um grande número de protocolos que apresentam pontos positivos e negativos, porém a escolha de um determinado teste irá depender de alguns fatores como o objetivo do teste e da população a ser testada.
Teste submáximo
Objetivo e definição - medir e/ou mensurar a capacidade máxima ou submáxima de O2 (VO2 pico - VO2 máximo), na facilitação da prescrição do exercício físico, além da análise de outros parâmetros fisiológicos (freqüência cardíaca, EPE; escala de percepção de esforço, pressão arterial).
Tipos de teste submáximo
- esteira single stage treadmil;
- cicloergômetro (teste de astrand);
- banco – Mcardle;
- teste de pista – Cooper;
- entre outros: piscina.
Diferença entre teste máximo e submáximo
Máximo - o critério de interrupção é a fadiga ou alterações anormais da pressão arterial ou no eletrocardiograma.
Submáximo – o critério de interrupção é o do próprio teste ou a fadiga.
Quando aplicar o teste submáximo e máximo
Através do questionário, Acsm 2000.
Em relação ao tempo, fonte energética, especificidade, tipo de carga, e unidades metabólicas no teste:
Tempo – é de acordo com a exigência do teste; (pode ter 4, 5, 20 min).
Fonte energética – depende da especificidade do teste; pode ser anaeróbico em que irá consumir carboidratos e ATP – PC ou aeróbico que irá consumir gordura e carboidratos.
Especificidade – é de acordo com o tipo de prática do avaliado.
- Se for nadador, o teste