Relatório de visita
Um relatório técnico é a exposição escrita dos fatos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, com explicações detalhadas que comprovam aquilo que é exposto.
Trata-se de uma exposição de dados ou fatos dirigidos a alguém, relativamente a uma questão ou um assunto, ou ao que convém fazer dos mesmos (as recomendações). É, por outras palavras, um documento que descreve o estado de um problema científico. Costuma ser preparado e redigido a pedido de uma pessoa, de uma empresa ou de uma organização.
O relatório técnico deve incluir informação suficiente para que um receptor qualificado possa avaliar e propor modificações às respectivas conclusões ou recomendações.
A estrutura do relatório técnico é formada pela parte inicial, pelo corpo, pelos anexos e pela parte final.
A parte inicial deve incluir a capa (com o título do relatório, o autor e a data), a página de rosto, o resumo, o índice, o glossário (listas de tabelas, siglas, símbolos, abreviaturas e tecnicismos utilizados) e o prefácio (caso seja necessário).
O corpo do relatório apresenta a introdução (parte em que são apresentados o assunto e os objectivos do trabalho), o desenvolvimento (parte mais extensa, com imagens e tabelas), as conclusões ou recomendações, os agradecimentos e as listas de citações e referências.
Os anexos são opcionais e permitem juntar informação complementar ao relatório. Os dados que estes apresentam, em geral, podem ser omissos/menosprezados pelo leitor clássico, embora sejam valiosos para todo o entendido na matéria.
Relativamente à parte final, esta pode conter folhas de dados do documento, a lista de distribuição e disponibilidade e a contracapa.
CAPA
NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO
NOME DA DISCIPLINA
NOME DO PROFESSOR
RELATÓRIO DE VISITA OU EXECUÇÃO DE ATIVIDADE TÉCNICA
DATA DA VISITA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR
Nome:
Disciplina Ministrada: