Educação fisica
SÚBITA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
MARCELO PEREIRA DA SILVA
CLEVERTON JULIÃO ARCIE
JOSÉ LUIS CARNEIRO LEÃO
VICTOR HUGO GALERANI
Centro Universitário Positivo – Unicenp
Curitiba – Paraná
Resumo: Nota-se uma procura cada vez maior da sociedade, pela prática de atividades físicas, pois que estas auxiliam na preservação e promoção da saúde, uma vez que estudos epidemiológicos vêm demonstrado expressivas associações entre um estilo de vida ativam e uma menor possibilidade de morte.
Os riscos para a saúde, particularmente os cardiovasculares, decorrentes do exercício físico moderado são baixos e podem tornar-se ainda mais reduzidos através da avaliação pré-participação que permita prática orientada pelo profissional de Educação Física. Dos riscos, o maior é a morte súbita relacionada à atividade física, que geralmente se dá 30 segundos após o pico da atividade física que causou este fato, sendo que 90% das vítimas de morte súbita possuem não diagnosticada, assim sendo concluise que na maioria dos casos, este evento pode ser prevenido. O objetivo deste artigo é delimitar quantas academias em Curitiba, registradas em 2005 no Cref-Pr, solicitam exame médico antes do início da prática desportiva em suas instalações, tendo assim um parâmetro para classificar a segurança e prevenção das mesmas com relação à morte súbita. Além disso, objetiva-se saber quais exames são solicitados nessas academias, relacionando assim com a literatura médica, que propõe uma completa avaliação médica, composta de uma construção de histórico médico (anamnese) e exames como o Eletrocardiograma, ecocardiograma e teste de esforço.
Palavras-chave: Academias de Ginástica, Morte Súbita, avaliação pré-atividade física.
Abstract: It is noticed that a larger amount of the society is looking for the practice of physical activities, because these aid in the preservation and promotion of the health, once epidemic