Detecção de falhas em equipamentos rotativos por analise de vibraçao
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A APLICAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS EM PROJETOS MECânicos
dETECÇÃO DE FALHAS EM EQUIPAMENTOS MECâNICOS ROTATIVOS ATRAVÉS DE UM SISTEMA ELÉTRICO – aNÁLISE DE VIBRAÇÃO
CURSO: Engenharia Mecânica Professor TIDIR: Wederley Mendes
Andre Vinicius, Breno Perdigão, Guilherme Ricardo Baeta, Heitor Henrique Freitas, Ion Pierre Saturnino, Leonardo Coura e Matheus de Castro
Resumo
A análise de vibração demonstra a aplicação de sistemas elétricos em projetos mecânicos. Através de sistemas elétricos, como piezômetros e acelerômetros, é desenvolvida uma técnica para prever possíveis defeitos, durabilidade e condições de operação nos equipamentos mecânicos.
Nas indústrias, a análise de vibração é uma técnica da manutenção preditiva, que acompanha o desenvolvimento dos equipamentos, coletando dados e sinais que são transformados em gráficos com ajuda de sotfwares.
Com a necessidade do controle e planejamento de produção, a manutenção preditiva passou ser mais eficiente e viável pelo fato de diminuir a manutenção corretiva à qual tem um custo maior.
Palavras-chave: Análise de vibração, equipamentos mecânicos e manutenção.
Introdução
Reduzir custos e garantir a disponibilidade das máquinas. Esta é uma combinação eficaz e, ao mesmo tempo, um grande desafio para gestores de produção. Reciclagem dos profissionais da área, incorporação da informática de forma rápida e integração correta de manutenção são etapas que podem garantir êxito (ALMEIDA Jr, MONEDA & CUNHA, 2005). De fato, nenhuma implantação de programas para manutenção pode ser feita sem que haja um estudo profundo sobre os custos envolvidos. É preciso mostrar que o investimento gasto em programas de manutenção é, na verdade, o que proporciona não só a redução nos custos de reparo, mas também a redução nos tempos de parada das máquinas (MARCONI & LIMA, 2003).
Existem, basicamente, três tipos de manutenção: