Circuitos Sequenciais
Circuito sequencial é um circuito digital que tem seu comportamento determinado parcial ou totalmente, para além das entradas do momento, pelas entradas que ocorreram no passado. Os mais importantes são os biestáveis, que, por serem constituídos por portas lógicas e terem a capacidade de armazenar um bit de informação, são por vezes vistos como elementos de memória. Os circuitos sequenciais biestáveis dividem-se em síncronos (Flip-flop) e assíncronos (Latch) conforme sua característica de alterar a saída a qualquer instante ou somente quando houver variação no sinal de clock. Um circuito seqüencial síncrono consiste de um circuito combinacional e uma rede de memória formada por elementos de armazenamento (usualmente flip-flops). A rede de memória define o estado atual da máquina de estados, representado pelo conjunto de flip-flops. O circuito seqüencial difere de um circuito combinacional puro na medida em que o próximo estado será definido não só a partir das entradas atuais, como também do estado atual. Logo, as possibilidades de projeto aumentam enormemente com uso de circuitos sequenciais.
2. Classificação
Um circuito seqüencial possui uma realimentação da saída para a entrada, denominada estado interno, cuja principal característica é fazer com que as saídas sejam dependentes das entradas atuais e de estados ocorridos anteriormente.
O estado interno funciona como uma memória que armazena informações de eventos passados exigidos para o funcionamento apropriado do circuito. Os circuitos seqüenciais dividem-se em síncronos e assíncronos.
As funções lógicas, tabelas verdade e Mapas de Karnaugh são utilizadas também no estudo destes circuitos.
3. Tipos de Circuitos Sequenciais
3.1. Introdução aos Circuitos Sequenciais Síncronos
Neste tipo de circuito temos um ou mais conjuntos de sinais especiais, denominados sinais de relógio (“clocks”), destinados a especificar tempos