Boas praticas de fabricação
A Indústria Farmacêutica é responsável por produzir medicamentos em larga escala. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. A Indústria Farmacêutica deve produzir lotes de medicamentos homogêneos com o passar dos anos. Os resultados devem ser reprodutíveis.
Você já parou para pensar que passam-se os anos e o gosto e a cor da Coca-Cola são praticamente os mesmos? Qual seria sua reação se um dia a Coca-Cola estivesse com o gosto ou coloração diferente? Provavelmente você pensaria que houve algo de errado.
Conseguir fazer lotes bastante semelhantes é sinal de qualidade e de respeito com o consumidor. Quando se fala em medicamentos isso é ainda mais sério.
As Boas Práticas de Fabricação são medidas que asseguram que os produtos são consistentemente fabricados e controlados em conformidade com as normas de qualidade requeridas para a sua autorização de comercialização.
Como foi dito anteriormente, medicamentos não são balas, não são inofensivos. Os medicamentos são fabricados para curar e melhorar a saúde das pessoas, mas se utilizados incorretamente podem prejudicar e até matar.
Os medicamentos devem ser eficientes e seguros.
Legislação nacional referente às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos: Resolução RDC n° 17 de 16 de abril de 2010 - Série de práticas exigidas pela Agência Nacional de VIgilância SAnitária, que protege e controla os medicamentos durante a fabricação.
Boas Práticas de Fabricação (BPF) = Current Good Manufacturing Practice (cGMP)
Produzir medicamentos seguros e eficazes é uma grande responsabilidade. Para garantir a qualidade dos medicamentos existem as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
O cumprimento das BPF está dirigido principalmente à diminuição dos riscos de: Contaminação e Mistura de Produto.
Contaminação
O que é Contaminação?
“Contaminação é algo que está ali, mas não