Análise de vibrações: conceitos, vantagens e desvantagens
Conceitos, aplicações, vantagens e desvantagens.
Trabalho de Manutenção Mecânica.
Alunos: Wilian Silva Lourenço, Lucas Eduardo Baldo, Alessandra Jochem e Heriton Vavassori. Curso: A. I. em Manutenção Eletromecânica Período: Matutino Professor: Edson Adriano Porto
“A VIBRAÇÃO ESTÁ SEMPRE PRESENTE, PELO FATO DE NADA ESTÁR PARADO NA NATUREZA.”
Conceitos:
A Análise de Vibração é um trabalho realizado em máquinas rotativas onde são levantadas as informações das máquinas (rolamentos, rotação, número de pás, diâmetro de polias, número de dentes de engrenagens, etc) e são realizadas medidas em pontos estratégicos que permitem avaliar a condição de funcionamento das máquinas, identificar problemas/defeitos em fase inicial e programar as intervenções de manutenção para que seja aproveitada ao máximo a vida útil dos componentes das máquinas sem que seja comprometida a confiabilidade de seu funcionamento e permitindo a redução dos custos de manutenção e aumento de produção.
Problemas como desbalanceamentos de partes girantes, desalinhamentos de eixos e juntas, excentricidades, desgaste prematuro, interferências,abrasão, folgas, empenamentos de eixos, rolamentos danificados, cavitação, desgaste de engrenagens, engrenamento mal projetado, falta de sincronização, turbulências, entre tantos outros são possíveis de detecção via análise de vibração.
A análise de vibrações é feita por aparelhos específicos que atendam as necessidades de cada máquina na indústria. Porém este é um medidor (modelo NK20 da Tecnikao) que são de uso diário, geralmente encontrados nas indústrias.
Análise:
Através da medição de vibração em máquinas rotativas é possível identificar de forma antecipada os seguintes problemas: - Falha em Rolamentos - Desgaste/Defeito em Engrenagens - Desgaste em Acoplamento, Polias e Correias. - Eixos Desalinhados/Empenados. - Rotores Desbalanceados. - Lubrificação Deficiente. - Folgas excessivas em mancais, buchas e na fixação