tv escola
Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
A TV Escola é dividida em faixas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.
Há inúmeras possibilidades de uso da TV Escola: desenvolvimento profissional de gestores e docentes , dinamização das atividades de sala de aula, preparação de atividades extraclasse, recuperação e aceleração de estudos e utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos.
A TV Escola não vai “dar aula”, ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino.
O conteúdo da TV Escola é o mesmo das disciplinas ensinadas nas escolas: é o conhecimento da Língua Portuguesa, da Matemática, das ciências da natureza: Física, Química e Biologia; das ciências humanas: História, Geografia, Sociologia, Filosofia. Este conhecimento é detalhado e organizado pelas diretrizes curriculares da educação brasileira.
A metodologia é desenvolvida através de exposições de temas utilizados por professores do Ensino Fundamental e Médio com discussão do material didático referente aos temas a serem trabalhados e necessariamente utilizados em sala de aula.
Contribui com o projeto para a Educação no Brasil, pois, todos os assuntos relacionados com a escola e a educação também são objeto de interesse do canal: o ensino e a aprendizagem a didática, a pedagogia, a realidade da educação brasileira e mundial, a gestão da escola, as melhores práticas da educação, dentro e fora, da escola e do ensino formal. Todo o universo que envolve a educação é tema da TV