Questionario Processo Civil
I – A revelia não induz a veracidade dos fatos afirmados pelo autor se, havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação.
II – Apresentada sua contestação, o réu pode ser declarado revel, se, após a morte de seu procurador, não constituir outro no prazo de 20 dias.
III – Se o autor não apresentar resposta na reconvenção ofertada pelo réu, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo reconvinte.
IV – A presunção de veracidade decorrente da revelia é absoluta.
a) I e IV
b) II e III
c) I, II e III XX
d) II, III e IV
02. (TJ / PE - 2007). Ocorrendo a revelia, o autor:
a) não poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, salvo promovendo nova citação do réu, a quem será assegurando o direito de responder no prazo de 10 dias.
b) poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, independentemente de promover nova citação do réu, uma vez que já ocorreram os efeitos da revelia.
c) não poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, ainda que promova nova citação do réu, uma vez que já ocorreram os efeitos da revelia.
d) não poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, salvo promovendo nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder no prazo de 15 dias. XX
03. (OAB / RJ – 2009). João e José são réus em uma ação de cobrança proposta por Dora referente aos créditos de que são devedores solidários. Citados, João apresentou contestação, mas José deixou de apresentar qualquer defesa e foi declarado revel. Neste caso:
a) reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados por Dora, como efeito da revelia decretada, mas José poderá intervir no processo como parte, recebendo-o no estado em que se encontra.
b) reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados por Dora, como efeito da revelia decretada, mas José poderá intervir no processo como assistente de João.
c) não se reputarão verdadeiros os fatos afirmados por Dora, tendo em vista que João