Desenvolvimento de um sistema micro controlado no controle de temperatura da agua
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSOS DE ENGENHARIAS
PROJETO DE MICROCONTROLADOR
LUDMILA MESQUITA– 201010945
RENAN FURLAN – 201110577
YAN VILELA TRESSO - 201110781
DISCIPLINA: MICROPROCESSADORES
PROFESSOR: DANIEL CARVALHO
10/06/2014
UBERABA – MG
Sumário
Introdução
3
Desenvolvimento
3
Simulação Computacional
5
Análises e Resultados
7
Conclusões
8
Referências Bibliográficas
8
2
Desenvolvimento de um Sistema Microcontrolado para Controle da Temperatura em
Líquidos.
1 – Introdução
Para a realização das simulações computacionais do controle de potência foi utilizado o software Proteus que permite a criação e simulação de circuitos eletrônicos digitais e analógicos (ISIS) utilizando equipamentos de medição virtuais tais como: amperímetro, voltímetros, osciloscópios e geradores de sinais. Pela a simulação vimos à necessidade de algumas alterações no circuito de controle de potência com o objetivo de melhorar o desempenho do projeto e reduzir custos.
2 – Desenvolvimento
O circuito de controle de potência necessário para o projeto é bastante simples, serão utilizadas inicialmente: duas saídas GPIO do Microcontrolador TM4C123, resistores para o controle da corrente, transistores NPN para realizar um chaveamento entre o microprocessador e a fonte externa sendo a mesma de 12V, relés para o acionamento do circuito podendo ou não acionar mais de um circuito ao mesmo tempo com único sinal, os sinais de saída são completamente isolados e independentes dos de entrada, a tensão do controle (bobina) pode ser muito menor que a dos contatos (saída). Utilizará também dois displays de 7 segmentos para a amostragem da temperatura da água.
2.1 – Resistências de Aquecimento
Será utilizada também uma resistência de chuveiro no valor de 18.2Ω, sendo que essa resistência é obtida através da ligação em série da resistência (verão 12.1 Ω) com
a