Ambiência Rural
Sabendo-se que ambiente rural sofre variação temperatura e variações climáticas nos diferentes períodos do ano, e de região para região, somando-se a fato que certas culturas não conseguem se desenvolver em ambientes diferentes dos seus naturais, logo o conceito ambiência foi criado. Ambiência é o modo como o ambiente é organizado de forma que seja confortável, por consequência, ambiência rural significa praticamente simular um ambiente ou proteger contra ações dos elementos meteorológicos, tanto em relação à pecuária como à agricultura. Existem tecnologias que possibilitam a ambiência, como por exemplo: as estufas, que são estruturas que controlam temperatura e humidade para tornar o cultivo de uma cultura produtiva, e os canteiros protegidos que são estruturas que possibilitam um crescimento confortável de mudas em um ambiente controlado e favorável ao seu crescimento, podendo ser citados ainda as casas de vegetação e as estruturas de sombreamento. Estas tecnologias favorecem a produção e um maior controle de cultivo, existem diversas estruturas, das mais simples com materiais recicláveis as mais sofisticadas, podendo ser dotadas de equipamentos de climatização artificiais, tais como ventiladores, aspersores e aquecedores, aumentando sua qualidade para garantir o desenvolvimento satisfatório na produção. PALAVRAS-CHAVE: Cultivo protegido, Conforto ambiental, Ambiente controlado.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Uma estrutura com paredes, teto e piso, projetada e usada, principalmente, para o crescimento de plantas em ambiente controlado e protegido. As paredes e o teto são geralmente construídos de material transparente ou translúcido para permitir a passagem de luz solar.
São usadas principalmente na produção de plantas ornamentais, hortaliças, cultivo hidropônico e frutíferas de pequeno porte.
Os tipos de estruturas utilizadas para cultivo protegido são as