Problemas Ambientais no município de São Pedro das Missões, RS.
Fernando Da Soler¹
Filipe Dussmann Effting²
REFERÊNCIA:
GRACIOLI, Cibele Rosa; BRUN, Eleandro José; ROCHA, José Sales Mariano da. Problemas Ambientais no Município de São Pedro das Missões, RS. Revista da Fzva, Uruguaiana, v. 1, n. 12, p.71-87, 2005.
PALAVRAS-CHAVE: Nível Socioeconômico. Aspectos Ambientais. Qualidade de Vida.
RESUMO
INTRODUÇÃO:
Nomeia-se “Dossiê de Ambiência” todo estudo de problemas ambientais, onde dossiê significa listagem, rol ou coletânea de informações sobre determinado tema. Já ambiência é que evolve que cerca o meio físico ou moral (ambiência = meio ambiente).
Este Dossiê de Ambiência, realizados nas áreas rural e urbana do município de São Pedro das Missões, RS, tem como objetivos: avaliar o nível de vida socioeconômico da população, recuperar ou minimizar os danos ambientais detectados e sugerir intervenções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
EROSÕES NO SOLO
A maior erosão com importância no Brasil é a hídrica ocasionada pela precipitação, e em algumas regiões também apresentam a erosão eólica como no Rio grande do Sul. Temos alguns tipos de erosões como, a mais difícil de identificar a laminar entre outras como as voçorocas e ravinas que são facilmente visualizadas no dia a dia. Temos quinhentos milhões de toneladas de solo e de prejuízos por ano, um prejuízo lento que vem causando danos a economia, e na fisionomia de regiões brasileiras.
LIXO
Como sempre, é a comunidade que vai sofrer os maiores impactos ambientais, produzidos pela falta de saneamento dos resíduos domésticos, hospitalares e industriais, com expressivo aumento de doenças.
A falta de um sistema de limpeza urbana que compreenda a coleta, o transporte e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, pode causar vários problemas sociais e ambientais como: contaminação da população devido a ocorrência de bactérias e patógenos: proliferação de vetores que estocados ou