Comenius e a Educação
A condição de exilado fez amadurecer nele novas perspectivas políticas e culturais, a relação com as outras comunidades reformadas e com outros ambientes culturais mais abertos, o encontro com grandes personalidades da cultura européias o induzem a modificar os projetos originais da reforma religiosa e didática em direção da construção de uma ciência universal capaz de produzir aquela pacificação geral entre os homens que constitui a aspiração ultima da sua vida. Para Comenius, Deus está no centro do mundo e da própria vida do homem. Com esta base se esclarece a forte carga religiosa que atravessa seus projetos de reforma da sociedade e da escola, assim como seu ideal irênico de pacificação entre homens e a própria referencia a liberdade das Igrejas em vista da constituição de um cristianismo universal.
À parte as referencias a Platão e a Agostinho, são fortes as influências exercidas sobre seu pensamento pela filosofia do renascimento.
Da filosofia renascentista, em particular, Comenius deriva a concepção dinâmica e evolutiva da natureza e a do homem como microcosmo, gestor e mediador nas relações com a natureza, com a tarefa de reconduzi-la a Deus. Sobre as bases desta concepção do homem Comenius edifica seu projeto educativo, assim se torna o primeiro verdadeiro sistematizador do discurso pedagógico, aquele que relaciona organicamente os aspectos técnicos da formação, com uma abrangente reflexão sobre o homem.
Resumo: Aline