ambiencia rural
LUANA IGLESIAS ROCHA
AMBIENCIA RURAL
Colatina
2012
LUANA IGLESIAS ROCHA
AMBIENCIA RURAL
Trabalho apresentado à disciplina de Construção do Curso de Infraestrutura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Prof. Modesto
Colatina
2012
1.CONCEITO E IMPORTANCIA
A qualidade do ar em ambientes de produção animal vem sendo referenciada como ponto de interesse em estudos de sistema de controle ambiental, focando tanto a saúde dos animais que vivem em total confinamento, quanto a dos trabalhadores que permanecem de 4 a 8 horas por dia nesse ambiente de trabalho.
2.CONFORTO TERMICO ANIMAL
O sucesso da produção animal depende, entre outros fatores, da redução dos efeitos climáticos sobre os animais, sendo necessário portanto, a caracterização do ambiente térmico.
O ambiente térmico, normalmente, engloba os efeitos da radiação solar, temperatura de bulbo seco do ar (tbs), velocidade do ar (v), umidade relativa (UR) e temperatura efetiva (tef)), e seus efeitos sobre os animais podem ser avaliados por meio do comportamento e das respostas fisiológicas. As características térmicas de uma região são geralmente avaliadas pela tbs, a qual varia com a altitude local, a proximidade do mar e com o paisagismo, além da movimentação de massas de ar que fazem com que haja oscilação, possibilitando desta forma, a determinação de índices indicativos que caracterizam as regiões. Assim, a tbs é uma das principais variáveis para caracterização térmica de uma região, destacando-se pela facilidade de medição e pela disponibilidade para diversas localidades brasileiras.
Sabendo-se que a produção animal é o resultado do potencial genético das espécies e conhecendo-se sua interação com a nutrição, sanidade, manejo e fatores