Antropologia Linguistica
CURSO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA LINGUÍSTICA
PROFESSOR (A): MARCOS PELLEGRINI
ALUNO (A): LAYSA PÂMELLA
PERFOMANCE,RITUAL E DRAMA.
BOA VISTA – RR
2014
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como intuito abrir um espaço para uma investigação interdisciplinar sobre a pessoa. Examinando conceitos como “ritual, perfomance e drama” de Turner, explorar-se-á como a pessoa emerge agindo em situações sociais como rituais religiosos, ou em pequenos grupos como em uma psicoterapia. Os conceitos aqui abordados foram escolhidos justamente por permitirem a exploração da pessoa em sua referência singular, em relação ao meio social. Prioriza-se um olhar sobre a pessoa que se mostra em ações performáticas socialmente estruturadas.
Turner desenvolve um modo de interpretação do ritual e dos comportamentos das pessoas, baseado em uma metáfora teatral, que ele chama de drama social:
Eu comecei a ver um sistema social ou um “campo” como um conjunto de processos pouco integrados, alguns aspectos comuns, algumas formas persistentes, controladas por princípios de ação discrepantes expressos em regras de costume que são ocasionalmente incompatíveis entre si. Este olhar deriva de um método de descrição e análise que eu chamei “análise do drama social” (1987, p. 74).
A análise do drama social de Turner (1987) enfatiza fenômenos descontínuos e desarmônicos que emergem na sociedade por meio de performances teatrais, com personagens, atores, enredo e público que proporcionam aos participantes um momento de mudança nos papéis por eles desempenhados no grupo.
O drama social aparece em momentos de crise, quando a unidade social é abalada. E pode ser comparado com o modelo da fala de Hymes (citado por Sherzer “ o speaking”), onde os elementos do “contexto” são semelhantes.
O intuito de Turner,