Antropologia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – 2º PERÍODO
HAMIRA CARLA ADEODATO PEREIRA
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Vitória/ES
2015
Hamira Carla Adeodato Pereira
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial de aprovação na disciplina Antropologia da Educação, como parte das exigências para a obtenção de aprovação.
Orientador: Prof. Gustavo Caverzan
Vitória/ES
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é mostrar que a Antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo toda a sua dimensão. A pesquisa mostra o foco, o campo, a definição.
Assim sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível entende-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos.
Questão 1 - Pesquise e escreva um texto explicando as características da Antropologia Física, da Antropologia Cultural e da Antropologia Filosófica.
- Antropologia Física (também chamada de antropologia biológica): Este ramo da antropologia se preocupa com os aspectos físicos do homem, como sua natureza e evolução. Está associada aos estudos arqueológicos, visando estabelecer as diferentes trajetórias das sociedades. Estuda os mecanismos de evolução biológica, herança genética, adaptabilidade e variabilidade humana, primatologia e o registo fóssil da evolução humana. O estudo se foca no homem como ser físico, visando à investigação dos traços físicos e a diversidade de suas formas. O antropólogo tenta descobrir como se formaram as semelhanças e diferenças entre os grupos. Os fatores responsáveis por tais diferenciações são chamados de fatores geoclimatobotânicos, que sugerem características próprias para cada grupo de indivíduos. A antropologia física está diretamente ligada à biologia. Aqui, o antropólogo estuda a natureza do homem,