neurociencia
Neurônio – que existem milhares presentes em nosso corpo nas suas diversas formas e tamanhos;
E Células da Neuroglia – que é um grupo de células que ajuda o neurônio em suas funções básicas, como nutrição e defesa.
Então o Neurônio é a principal célula do sistema nervoso central e que tem como função principal, capitar estímulos que parte de um ambiente e transmitir essas informações capitadas para nosso organismo. Então podemos dizer que somos dependentes dos Neurônios para ouvir, enxergar, sentir dor, entre outros. O Neurônio é divido em quatro partes:
Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios; Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos; Corpo celular: onde fica o núcleo celular; Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.
Os receptores sensitivos transformam os estimulo em impulso nervoso, que é uma onda elétrica que percorre todo o neurônio, começando com a mudança de polaridade do neurônio, através das células chamadas neurotransmissores que alteram a concentração iônica do interior do neurônio, onde os íons são de cargas negativas. Essa diferença de concentração de íons produz também uma diferença de potencial entre o exterior da membrana e o interior celular. Esta variação entre o exterior e o interior se é dada através do funcionamento da bomba de sódio e potássio (Na+ e K+), que expulsa os íons de sódio que se encontram no interior do neurônio e introduz íons de potássio que se encontra no exterior do neurônio. Então uma vez realizado esse processo o impulso nervoso chega ao neurônio que esta em estado de repouso e a membrana se despolariza abrindo os canais para o sódio. Mas como a concentração de sódio é muito grande fora do neurônio, que quando os canais para o sódio se abrem inverte a