Questionario processo civil
22) Qual o objeto da prova em juízo?
Para a lei processual, os meio legais de prova e moralmente legítimos são empregados no processo para provar a verdade dos fatos empregados no processo para provar a verdade dos fatos em que se funda a ação ou defesa, portanto, os fatos litigiosos são o objeto da prova.
23) Quais as regras de distribuição do ônus da prova?
Incumbe o ônus da prova ao autor quando fato constitutivo do seu direito e ao réu quando alegar fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito do autor.
24) Defina depoimento pessoal
Depoimento pessoal é o meio de prova destinado a realizar o interrogatório da parte no curso do processo e este aplica-se tanto ao autor quanto ao réu, pois ambos se submetem ao ônus de comparecer em juízo e responder ao que lhe for interrogado pelo juiz.
25) Existem exceções ao ônus de depor em juízo? Explique sua resposta.
Sim, a parte não está obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lê forem imputados e sobre fatos a cujo respeito, por estado ou profissão, deve guardar sigilo. O direito de escusa todavia não se aplica a ações de filiação, de separação de cônjuges e de anulação de casamento.
26) Defina confissão
Confissão é a declaração judicial ou extrajudicial, provocada ou espontânea em que um dos litigantes, capaz e com ânimo de se obrigar, faz da verdade integral ou parcial dos fatos alegados pela parte contrária, como fundamentais da ação da defesa. Há confissão quando a parte admite a verdade de um fato, contrario ao seu interesse e favorável ao seu adversário.
27) Qual a diferença entre confissão e reconhecimento da procedência do pedido?
A confissão na se trata de reconhecer a