Queda Livre
• Introdução
A queda livre é um caso especifico de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Movimento que foi estudado e comprovado por um famoso físico e astrônomo chamado Galileu Galilei, que se baseando no método experimental, abandonou esferas do alto da Torre de Pisa e verificou que elas chegavam ao mesmo tempo no solo.
Galileu comprovou que quando dois corpos são abandonados de uma mesma altura, com a resistência do ar sendo desprezado, o tempo de queda são iguais para ambos, mesmo quando esses dois corpos possuem massa e volume diferentes.
Com base nisso, foi proposto um experimento em aula no qual se buscou comprovar, que em queda livre, os corpos caem com a mesma aceleração.
• Objetivo
Verificar o valor da aceleração da gravidade. (g)
• Teoria
Queda Livre: De acordo com a teoria da queda livre quando os efeitos do ar são desprezados, todos os corpos em um dado local caem com a mesma aceleração, independentemente de sua massa e seu volume. Como a queda livre é um caso de movimento retilíneo uniformemente variado com o corpo sendo abandonada, velocidade inicial sendo igual à zero, se obtém as seguintes equações: h=gt2/2, v=gt, v2=2gh.
Conservação De Energia: Pela conservação de energia, no instante em que um corpo é abandonado de uma altura, sua energia cinética (associada ao movimento) é zero, e somente há energia potencial gravitacional (associada a altura) atuando sobre esse corpo. Entretanto, no instante em que o corpo abandonado atinge o solo a energia potencial gravitacional é nula e a energia cinética atua sobre o corpo.
Energia Cinética: Ec=1/2 mv2
Energia Potencial Gravitacional: Epg=mgh
Pela conservação de energia, a energia no ponto 1 é igual a energia no ponto 2: mgh=1/2mv2 v= √2gh
• Material Utilizado
Conjunto da Queda Livre
Régua
• Procedimento Prático
A esfera metálica foi colocada no alto do conjunto de queda livre, os sensores estão localizados a 0 mm (milímetros) e 839 mm do