DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SOCIAL.
PROFESSORA: SIMONE DAS GRAÇAS NOGUEIRA FELTRIN.
ALUNOS: RENATA LAVEZZO CANDEU AMBONI ANDERSON RICARDO MARTINS
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Conceito de Deficiência Intelectual O conceito de Deficiência Intelectual passou no decorrer dos anos por diversas definições e terminologias para caracterizá-la, tais como: oligofrenia, retardo mental, atraso mental, deficiência mental, sendo que atualmente sua designação é deficiência intelectual. Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (AAIDD, em inglês), a deficiência intelectual é conhecida por problemas com origem no cérebro e que causam baixa produção de conhecimento, dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual. Entre as causas mais comuns desta deficiência estão os fatores genéticos, doenças do metabolismo, distúrbios na gravidez, doenças neurológicas e problemas na hora do parto.
Condições genéticas. Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética. Alguns exemplos de condições genéticas propiciadoras do desenvolvimento de uma deficiência intelectual incluem, por exemplo, a Síndrome de Down.
Problemas durante a gravidez. A deficiência intelectual pode resultar de um desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. Por exemplo, pode acontecer que,quando ocorre a divisão das células, surjam problemas que afetam o desenvolvimento da criança. Uma mulher alcoólatra ou que contraia uma infecção durante a gravidez, como a rubéola, por exemplo, pode também ter uma criança com problemas de desenvolvimento intelectual.
Problemas ao nascer. Se o bebê tem