arquitetura
Ano Do Projeto: 2005
Projeto: 2003 – 2004
Construção: 2004-2005
Projeto E Direção Arquitetônica: Jaime Varon, Abraham Metta, Alex Metta / Migdal ArquitectosProjeto Estrutural: ITISA - Impulsora Tlaxcalteca de Industrias, CTC - Ingenieros CivilesO Teatro Auditório Gota de Plata se localiza dentro de um Parque Cultural de 25 hectares, chamado de "Parque Cultural e de Lazer Ben Gurion". Este parque possui um grande mural no piso, com 80 × 100 metros, criado pelo artista Hidalgo Byron Galvez, como um eixo de composição. Produzido com pequenos pedaços de cerâmica, abrange uma área de 32 mil metros quadrados cheios de cores diferentes.
Dada sua posição dentro do complexo, age como um ponto focal neste grande "mar de cores". Daí surge a ideia de refletir a praça mural através de uma cobertura de vidro reflexivo, situada a 25 metros acima do solo e com uma saliência de 40 metros em ambas as extremidades.
Programa de necessidades:
“As escadas e rampas funcionam como conectores para manter o fluxo de pessoas constante. O Auditório é adentrado a partir de uma escada externa que conecta a praça com o auditório, e através de uma grande abertura, que serve como a entrada principal localizada na lateral do prédio, que termina em um grande lobby ou foyer. Este serve como um ponto de encontro e um espaço a partir do qual se pode ver a grande praça mural. Graças à alta transparência conseguida na grande parede de vidro totalmente transparente e com os finos montantes de cor prata, o espaço da praça torna-se parte do próprio auditório, criando um espaço visualmente contínuo.
Da mesma forma, o Teatro Auditório possui uma varanda no primeiro andar e um terraço exterior, um palco com as dimensões adequadas para qualquer tipo de apresentação, bastidores, camarins, fosso de orquestra, varanda, plateia e estacionamento. Também possui todos os equipamentos