Queda livre
Disciplina - Física Experimental I
Professor Edmar
Grupo:
Ana Ruth
Igor
Leonardo Gardés
Pedro
Bruno de O. Pacheco – Mat. 201202316468 – Eng. Elétrica
Sumário
Introdução 3 Objetivo 4 O Experimento 4 Referências 6
Introdução Queda Livre - O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que só se podia fazer afirmações referentes aos comportamentos da natureza mediante a realização de experimentos. Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo no mesmo instante.
Após a realização de outros experimentos de queda de corpos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes. Observando o fato dessa diferença de instantes de tempo de queda, ele lançou a hipótese de que o ar tinha a ação retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada experimentalmente a hipótese de Galileu. Ao abandonar da mesma altura dois corpos, de massas diferentes e livres da resistência do ar (vácuo) é possível observar que o tempo de queda é igual para ambos.
Sendo assim, dizemos que um corpo é dito em queda livre quando esta sob ação exclusiva da gravidade terrestre ( ou da gravidade de outro corpo celeste). Porém, a aceleração da gravidade (g), embora seja independente da massa do corpo em queda livre, varia com o local, dependendo da latitude e da altitude do lugar.
Considerando