Queda Livre
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EXPERIMENTO QUEDA LIVRE
PAULO HENRIQUE GOMES ALVES
GABRIEL VASCONCELOS ALVES
MATHEUS MUTTI MESQUITA
VINÍCIUS CARVALHO FREITAS
ORIENTADORA:
Ana Paula de Santana Bom fim
Aracaju - SE
Março, 2015
PAULO HENRIQUE GOMES ALVES
GABRIEL VASCONCELOS ALVES
MATHEUS MUTTI MESQUITA
VINÍCIUS CARVALHO FREITAS
EXPERIMENTO QUEDA LIVRE
Projeto de pesquisa elaborado referente à Queda livre da disciplina de Física Mecânica turma E03 do curso de Engenharia Civil, ministrado pelo Prof.ª Ana Paula Santana Bom Fim, pela Universidade Tiradentes - UNIT no primeiro semestre do ano 2015.
Aracaju - SE
Março, 2015
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 – OBJETIVO 4
2.1 – MATERIAIS 5
3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 5
4 – CONCLUSÃO 10
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
QUEDA LIVRE
1 - INTRODUÇÃO
Dentre os diversos movimentos que podemos observar na natureza, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo à superfície terrestre. Ao abandonarmos um corpo de certa altura (h) podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado. Dizemos que um corpo se encontra em queda livre, quando a única força que atua nele é a força gravitacional, ou seja, quando na proximidade da superfície terrestre, a força gravítica que nele atua é praticamente constante. Como consequência, o corpo tem uma aceleração constante para o centro da Terra. Esta aceleração é geralmente representada pelo símbolo g e dada pela fórmula:
Onde:
2 – OBJETIVO
Estudar o movimento de um corpo em queda livre e estimar o valor da aceleração gravitacional local, obtendo-se também de três tipos de erros: Incerteza tipo A, Incerteza tipo B e Incerteza tipo C.
2.1 – MATERIAIS
Materiais Utilizados:
- 01 Tripé de ferro com sapatas niveladoras;
- 01 Cronômetro digital (marcação de 4