Queda livre
Queda livre. Determinação da aceleração da gravidade.
Edgar Ruivo Física Química
Nº7 11ºA 4 de novembro de 2013
Introdução:
Nesta actividade laboratorial tenho como objectivo fazer uma análise das caraterísticas do movimento de um corpo em queda livre e também de aprender a retirar todos os dados para determinar a aceleração da gravidade.
Neste trabalho vou abordar um tema da unidade 1 do Livro adoptado de física e química A: “Movimentos na terra e no espaço”.
Com esta actividade pratica pretendo determinar: -Tempo de queda livre de um corpo utilizando um relógio electrónico/cronometro electrónico ligado a uma porta com fotorresestêncis que determina o tempo que essa porta com fotorresestêncis esta apagada quando o corpo atravessa o feixe de luz imitido pela mesma.
Vou deixar cair juntamente com os meus colegas 2 réguas diferentes.
Quando a primeira régua inicia a queda a partir de uma velocidade 0, ao atingir a porta com fotorresestêncis, o cronometro electrónico inicia a contagem enquanto o feixe de luz da porta com fotorresestêncis é interrompido.
O intervalo de tempo que o cronómetro mede corresponde ao tempo de queda da régua.
E o mesmo processo é feito com a 2ª régua.
Introdução teórica da experiencia:
A queda livre é considerada o movimento de um corpo que tem velocidade inicial igual a 0 e é desprezando o atrito.
A queda livre apenas depende da força gravítica do nosso planeta.
Galileu Galilei foi o primeiro a descobrir que:
-Desprezando a força de atrito do ar independentemente da massa, dois corpos largados simultaneamente adquirem a mesma aceleração gravítica, isto é, dois corpos largados de uma mesma altitude e ao mesmo tempo, caem na superfície ao mesmo tempo pois a única força que influenciará o tempo em queda é a Força Gravítica.
O que levou Galileu a descobrir tal facto foi uma mera experiencia