Pasta do desenvolvimento
Porém, foi no dia 13 de outubro de 1969 que a Fisioterapia tornou-se uma profissão autônoma graças ao decreto lei 938/69.
Mesmo ciente de que os recursos físicos têm sido utilizados desde a Antiguidade com o objetivo de promover relaxamento ou estimulação, para prevenir deformidades ou remediá-las, o marco inicial deste texto é o contexto europeu, mais precisamente a Inglaterra do século XIX.
Esse recorte espacial e temporal justifica-se por dois motivos.
1. Primeiramente, por remeter a um período de industrialização, no qual se deu o desenvolvimento das bases racionais, metodológicas e mecânicas das terapias aplicadas, que se beneficiaram das transformações oriundas da Revolução Industrial.
2. Segundo, porque, nessa época, iniciaram-se uma nova profissão e os princípios da formação dos seus profissionais, posteriormente denominados fisioterapeutas.
3.
Este trabalho tem como objeto de análise a história da Fisioterapia no mundo, destacando seu desenvolvimento na Inglaterra e nos Estados Unidos. A apresentação do contexto histórico busca demonstrar as diversas fases e práticas adotadas ao longo do processo de construção da atividade. Dessa maneira, foram delimitados os marcos norteadores que influenciaram a formação dos profissionais que atuam na área, identificando os conhecimentos que fizeram parte de sua formação e influenciaram elaboração dos primeiros currículos específicos dos cursos de Fisioterapia.
fonte : http://www.abenfisio.com.br/biblioteca/biblioteca/Artigos/ArtigoHistFisiot-Valeria.pdf
Nome : Fernanda Corrêa Pires