Qualidade Total e Reengenharia de Processos
GESTÃO DE QUALIDADE
A QUALIDADE
O conceito de qualidade associa-se às práticas de administração industrial que, na verdade, são a origem das práticas de administração em geral. Para Martins e Nascimento (1998), a qualidade, hoje, é um fator de sobrevivência para a empresa.
A qualidade teve seu início enfocando os produtos, a produção e a aplicação de técnicas.
Incorporada à produção industrial a partir da década de 1920, justamente para impedir que produtos defeituosos chegassem à mão do consumidor; a qualidade era baseada na inspeção final do produto, quando os bens já estavam finalizados, gerando uma perda total do produto.
Com o advento da produção em massa, e para atender mercados em crescimento, foram sendo introduzidas técnicas de controle estatístico de processo. Após a Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento da indústria aeronáutica, passou a ser adotado o controle de processo que englobava a avaliação em várias etapas buscando diminuir o desperdício causado no processo produtivo, aumentar a segurança e obter o zero defeito.
O conceito de qualidade adquiriu significados diferenciados com o passar do tempo. Conforme Crosby (1994), a metodologia pela qualidade é um grande e bem sucedido arranjo conceitual, acrescido de um conjunto de técnicas e conhecimentos, e que se caracteriza por um forte perfil disciplinar.
Inicialmente, o conceito de Qualidade foi associado à definição de conformidade às especificações. Somente depois é que evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente, que não é resultado apenas do grau de conformidade com as especificações técnicas, mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda e flexibilidade.
Este conceito evoluiu para a garantia de qualidade, que consiste na sistematização, por normas escritas, dos padrões e requisitos para cada etapa do processo produtivo, com