Emergencia distribuicao de gas
8.1. Comunicação aos órgãos de segurança pública
Toda e qualquer situação de anormalidade com potencial de dano para a comunidade do entorno da rede, deverá ser comunicada aos órgãos de segurança pública, principalmente ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193 que, em caso de necessidade, acionará a unidade mais próxima. Também poderá ser acionada a unidade mais próxima através do telefone específico .
8.2. Procedimentos gerais para confirmação da emergência
O Coordenador Local da Emergência deverá informar-se através da Central de Atendimento, onde se localiza e quais são as condições da ocorrência. Em seguida deverá:
• Deslocar-se para o local indicado para confirmação da emergência, fazendo-se acompanhar de pelo menos 1 (um) outro técnico.
• Avaliar a situação, tranqüilizar populares, orientando-os com firmeza, calma e educação quanto aos procedimentos a serem seguidos.
8.3. Confirmação no local da emergência
O Coordenador Local da Emergência deverá verificar a existência de vazamento seguindo os procedimentos abaixo:
• Constatar a existência de vazamentos, ou outros incidentes, atentando para fontes de ruídos e usando detetores de gás e explosímetro.
• Utilizar, obrigatoriamente, máscara com ar mandado se o vazamento for em local fechado, além dos
EPI’s indicados para trabalho nesses locais e colete de sinalização.
• Para dispor de iluminação artificial, utilizar holofotes e lanternas à prova de explosão.
• Em hipótese alguma deverá entrar em caixas de visitas ou locais fechados, onde haja suspeita de vazamentos, sem a presença de outro técnico que proverá segurança na parte exterior desse ambiente. 8.4. Procedimento para pequenos vazamentos sem fogo.
Em caso de pequenos vazamentos, onde a concentração de gás no ambiente, verificada através dos equipamentos de medição, encontra-se em níveis inferiores a 50% do Limite Inferior de Inflamabilidade (LIE), o Coordenador Local da Emergência deverá:
• Isolar a