Esportes Radicais
Esportes Radicais
Americana, 08 de Julho de 2014
Buildering, Cave Diving e Parkour
Americana, 20 de Julho de 2014
Sumário
04 – Nota Pessoal
05 – Introdução
06 – Buildering
08 – Cave Diving
10 – Parkour
12 – Conclusão
13 – Bibliografia
"Alguém me disse um dia que eu não gosto de esportes radicais.
Respondi: Como não? Viver é tão seguro assim?”
Murillo Leal
Introdução
O presente trabalho é sobre Esportes Radicais, mais especificadamente sobre Buildering (escalada urbana), Cave Diving (mergulho em caverna subaquática) e Parkur.
O objetivo do trabalho é expor ao leitor informações como definição, história, equipamento e prática dos esportes acima citados.
Está organizado em capítulos e cada um traz informações sobre determinado esporte.
A metodologia usada foi bibliográfica, enriquecida com vídeos, entrevistas e notícias sobre os esportes.
Buildering
Definição
Embora seja considerado mais sendo um evento audacioso do que um esporte, buildering - também conhecido como escalada urbana- é na verdade o ato de subir no exterior dos edifícios, juntamente como outras estruturas feitas pelo homem. O termo "buildering" reúne a palavra "construção" com a escalada expressão "boulder".
História
Os alunos da Universidade de Cambridge subiam suas arquiteturas por anos, mas foi apenas em 1895 que o grande alpinista Geoffrey Winthrop Young, documentou oficialmente a escalada em Cambridge, tornando-se o pioneiro de origem.
Mais tarde, em 1905, Harry H. Gardiner escalou com sucesso mais de 700 edifícios na Europa e na América do Norte. Depois de Gardiner, George Polley começou a sua carreira de escalada quando o proprietário de uma loja de roupas prometeu-lhe um terno se ele subisse até o telhado do edifício. Ele