215592592529854154

3580 palavras 15 páginas
A Água
A água é a molécula mais abundante dos seres vivos, sendo indispensável a qualquer forma de vida existente em nosso planeta. Embora alguns organismos resistam por muito tempo sem água(anidrobiose), ela mostra-se fundamental a diversas funções celulares.
Pelo fato da água assumir a geometria angular, e não linear, observamos uma distribuição assimétrica de cargas, pois o núcleo do oxigênio (mais eletronegativo) puxa elétrons para longe dos núcleos de hidrogênio (menos eletronegativos) o que deixa a região em torno desses núcleos com balanço negativo de cargas. A presença de cargas positivas e negativa torna a molécula de água um dipolo, permitindo assim a solubilização de inúmeros compostos polares (solvente universal).
Moléculas vizinhas de água apresentam alta afinidade umas pelas outras. Uma região com carga positiva tende a se orientar em direção a uma região com carga negativa. A ligação resultante dessa atração é chamada “ligação (ponte) de hidrogênio” e esta propriedade da água denomina-se coesão. Da mesma forma que as moléculas de água estão coesas, elas também se ligam a outras superfícies polares, e chamamos esta característica de adesão.
A elevada coesão da água determina as seguintes consequências desta molécula: Elevada tensão superficial, permitindo que organismos permaneçam no filme d’água sem afundar.
Alto calor de vaporização (539,6 cal/g), ou seja, para retirar a água do estado líquido para o gasoso é necessário fornecer grande quantidade de energia, mantendo a composição hídrica de um corpo.
Alto calor latente de fusão (79,7 cal/g), ou seja, para converter a água do estado sólido para o líquido é necessário absorver uma grande quantidade de calor. Logo, para o processo inverso é necessário que grande quantidade de calor seja dissipada e, com isso, preservar-se um sistema biológico dos efeitos danosos do congelamento.
Alto calor específico (1 cal/g °C), ou seja, para elevarmos 1 grama de água em 1°C, é necessário fornecer 1

Relacionados