esportes radicais
Origem dos Esportes Radicais:
Esportes Radicais é um termo usado para designar esportes com alto grau de risco físico, em condição extrema de altura, velocidade, dentre outros. Surgiu depois de anos de trocas devido à discussão de Marketing, mas foi no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos, como o surf, alpinismo, paraquedismo e mountain bike que antes eram usados por pequenos grupos de pessoas, com isso se tronaram populares em pouco tempo. Esse termo ganhou popularidade com os adventos dos X Game que eram coleções de eventos radicais conquistando todos os públicos.
Uma característica muito interessante dessa atividade é a capacidade desse esporte de causar a adrenalina, é um hormônio responsável na preparação dos órgãos para surto de quaisquer atividades, ela causa aceleração nos batimentos cardíacos, aumento na pressão arterial, dentre outros, usada de forma moderada ela pode proporciona uma melhor qualidade de vida. Já nos Esportes Radicais ela é vista como uma filosofia de vida em busca do prazer de pratica-lo constantemente desafiando o corpo e a mente.
Exemplos de Esportes Radicais:
Surf: É uma prática desportiva efetuada na superfície da água, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surf, aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa. Além disso, a cultura do surf abrange várias entidades como escolas de surf, escolas de socorro e salvamento, surf camps, e na produção de mídia.
Alpinismo: É uma atividade desportiva, que tem como objetivo de subir montanhas através de caminhada ou escalada, acima dos 2500 m, que exige uma muito boa condição física, um equipamentoz apropriado, uma técnica de progressão que lhe é própria, e geralmente necessita a presença de um guia com uma formação específica, para escolher o percurso e assegurar as condenadas.