Qualidade/quantidade
Por mais que o trabalho apresente dados quantitativos, a abordagem da pesquisa é essencialmente qualitativa. STRAUSS & CORBIN (1990) definiram a pesquisa qualitativa como aquela que não utiliza procedimentos estatísticos ou outra forma de quantificação para a obtenção de resultados.
-EMBASAMENTO EM DADOS PRIMARIOS COM O ESTUDO DE MULTI CASOS
O presente estudo foi desenvolvido baseado em dados primários, colhidos através do estudo de multi-casos. Composto por oito propriedades rurais diferenciados pelos quatro grupos tipificados e caracterizados pelo IAPAR-Pr, como parte integrante do Projeto Paraná 12 Meses, situados no município paranaense de Pato Bragado. Juntamente com todo o oeste do Estado, foi o município responsável no início da década de 80 por uma das maiores produtividades no cultivo da soja, quando era chamada de capital nacional da soja. -TIPIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS
A base foi um estudo desenvolvido pelo IAPAR que identificou os grupos de estabelecimentos agrícolas em classes simples, distintas e claramente reconhecíveis, com o propósito de caracterizar cada uma destas para conhecer e entender sua lógica.
a) Produtor de subsistência – área menor que 10 ha, onde os produtos são para consumo familiar. Uso do capital baixo. Produtividades abaixo das médias locais. A receita mensal inferior a um salário mínimo. A comercialização se da pela venda de eventuais excedentes de produção.
b) Produtores simples de mercadorias – área inferior a 50 ha, com produção de produtos alimentícios e pequenos animais. Capital é baixo. As produtividades são inferiores à média regional. Pelo menos um produto visa o mercado local ou regional. A receita bruta mensal é inferior a 5 salários mínimos.
c) Empresário familiar – área variando de 25 ha a 120 ha. Os sistemas de produção baseiam-se em produtos agroindustriais, como soja e algodão, ou na criação de animais, como aves, suínos e bovinos de leite. O uso de capital