A função da escola e o desafio qualidade x quantidade
A função da escola é propor formas de desenvolver com seu alunado uma visão de conhecimento e de interação com o mundo, além de ensinar os conteúdos e habilidades necessárias deve levar o conhecimento da participação do individuo em sociedade e compreender a sua própria realidade.
A escola é fundamental para a formação critica do ser humano, do reconhecimento de sua cidadania no mundo , portanto nenhuma criança pode ficar excluída de seus benefícios. Educar portanto é saber compartilhar, dividir saberes, a educação busca qualidade e quantidade dignas para todas as classes sociais, mas não é bem isso que vem acontecendo.
Tanto a família e o estado são co-responsáveis pelo processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, as contradições existentes no plano escolar, o contraste de opiniões, a realidade do educando e a má remuneração dos educadores são fatores que interferem no rendimento escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos seres humanos. A aprendizagem e a responsabilidade de um ensino de qualidade exige ação tanto das escolas quanto dos educadores mas principalmente dos governantes,a educação não deve ser dividida aos interesses de classes, mas ao interesse do individuo, deve fornecer a criança ou adolescente um conceito funcional, um intercambio de experiencias e vivencias, fazendo com que ao se tornar adulto ele(a) possa ter consciência de humanidade e valorização.
Vemos atualmente que esta sendo investido muitos esforços em ''quantidade “ escolar, pois o acesso a educação é um direito de todos e dever do estado, é uma passo que lentamente o Brasil já deu e continua a dar, mas ainda vemos muitos jovens e crianças fora da escola.
Mas a questão não é só essa, o governo quer todos na escola, mas e a qualidade onde entra? onde fica a questão da desigualdade social? pois sabemos que a escola pública ainda fica muito atrás das particulares. Tais desigualdade também são