Takt-time dentro da “produção enxuta”
Roberto Alvarez
José Antunes (2001)
1
Introdução
Para um melhor entendimento sobre takt-time, a de se reconhecer que, do ponto de vista da produção do Sistema Toyota de Produção (STP).
A linearização e o encadeamento do fluxo de materiais têm fundamental relevância.
2
Redes
•Função Operação – Refere-se ao acompanhamento dos sujeitos do trabalho (homens, máquinas, equipamentos etc.) ao longo do tempo e do espaço. • Função Processo – Refere-se ao fluxo dos materiais ao logo do tempo e do espaço.
3
Takt-time
Compreensão
•O sistema kanban é o mais evidente exemplo de uma solução voltada para a melhoria dos processos. Contudo, sua função é limitada do STP.
4
Takt-time
Compreensão
5
Takt-time
Compreensão
• O sistema kanban é utilizado para operar o sistema logístico entre as etapas da primeira fase e nas interfaces com a fase II. • Na fase II o sistema é programado e controlado com base no takt-time.
6
Takt-time
Compreensão
7
Operação-padrão
Operação-padrão
Formalização e padronização de todo trabalho Necessário
Objetivo
Reduzir variabilidade, melhorar produtividade e qualidade pela eliminação de todas as perdas
Benefícios
Reduz variabilidade do processo Envolvimento dos funcionários Treinamento Melhoria contínua
8
Operação-padrão
Elementos
a) b) c) d)
Determinação do tempo de ciclo Determinação do takt-time Determinação da rotina de operações-padrão Revisão periódica dos três listados.
9
Operação-padrão
Tempo de ciclo
Tempo de ciclo
É dado pelo período transcorrido entre a repetição de um mesmo evento que caracteriza o tempo entre o início e o fim desse ciclo.
“É tempo transcorrido entre a saída de uma peça e a saída da seguinte”.
Manual: é o tempo estimado como sendo suficiente para a execução de uma determinada operação, levando-se em conta sua complexidade, equipamentos disponíveis e fatores de desgaste.
Máquina: é o tempo