“A prática docente e sua vivência escolar”
O professor tem a capacidade de moldar caráter, de criar personalidades e de desenvolver atitudes e relações a partir de sua prática e sua vivência escolar, como educador. Portanto, o professor exerce um papel fundamental no processo de educação dos alunos, e precisando assim, estar capacitado para estes saberes, já que ensinar é criar condições para que os alunos sejam estimulados a pensar, e o processo de ensino aprendizagem depende muito da qualificação dos educadores, e sua formação.
A prática docente é de grande importância para o desenvolvimento de todos os alunos, porque a maneira ou a forma como é transmitida à educação, irá determinar todo o seu cotidiano e suas relações sociais.
Segundo Marilena Chauí: “O diálogo do aluno é com o pensamento, com a cultura corporificada nas obras e nas práticas sociais e transmitida pela linguagem e pelos gestos do professor, como simples mediador”. (CHAUÍ, 1980, pág. 39).
É de suma importância e responsabilidade o processo de formação da classe docente, uma vez que estes devem ser formados e informados em um processo pleno de discussões ideológicas, sobre os processos políticos em que cada educador está envolvido. Pois o desenvolvimento de sua prática dependerá exclusivamente do processo de sua ação.
A atual LDB 9.394/96 é voltada para a questão qualitativa da formação do profissional da educação embora a lei determine que o nível médio seja o patamar mínimo para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, há um forte movimento que impulsiona a formação em nível superior para todos os profissionais de educação básica. Embora a realidade brasileira revele muitos professores, atuando no ensino fundamental, e ensino médio sem os padrões mínimos exigidos para a atuação. No mundo atual globalizado com diversas tecnologias, mas ao mesmo tempo, ainda se existe a desigualdade, o que exige maior flexibilidade,