A função da escola e o desafio da qualidade e quantidade
É papel de a escola formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.
O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público
A escola emerge como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da mesma forma como emerge para a evolução da sociedade e da própria humanidade. A escola como instituição social possui objetiva e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.
Existem países que as pessoas “aprendem a estudar” desde cedo, ou seja, elas aprendem o método de estudo que fará com que elas absorvam o conteúdo da melhor forma possível, acarretando num aprendizado significativo, além disso, a qualidade dos profissionais que desde infância que tiveram oportunidade de ter um bom aprendizado é muito superior.
Na década de 1990, que tange a educação o FHC anunciou vitoria na sua administração ao publicar o numero de alunos matriculados no ensino fundamental. Dados do ano 2001 apontam que 76% se encontravam dentro da idade correta, o que demonstra uma retenção e reprovação de 20%
E no ensino médio esse numero se agrava, apenas 45% estavam cursando as series na idade correta.Sabemos que a evasão se da por diversos motivos, pela necessidade de trabalhar e ajudar a família com a produção de renda, outros abandonam por conta da reprovação constante e por não verem a escola como uma real fonte de melhoria de vida.
Esses números se agravam em relação ao nível