responsabilidade social e meio ambiente
A escola era de uma autoridade extrema, o era autoridade absoluta, o aluno tinha que aprender sem permissão a erros, a punição era uma forma de impor respeito, o ambiente era muito severo e sempre visto como um local de aprender ler e escrever. A ideia que se tinha era que a escola era um lugar diferente de qualquer outro e sua forma tinha como massa fazer as pessoas se sentirem pequenas perto delas e o capital era o motivo de grande desigualdade.
Nos dias atuais o planejamento escola é flexível e muda sempre que necessário, a escola se tornou um ambiente livre, onde pode ser abordado qualquer assunto, pois a escola tem como função formar cidadão com saberes necessários para a inserção na sociedade. O professor deixou de ser o centro de tudo e passou a ser mediador e o aluno espectador e colaborador e a partir dessas mudanças novos conceitos foram criados.
O professor tinha que aplicar todo o conteúdo programado, o aluno era obrigado a correr atrás pra ter um melhor aproveitamento.
Os alunos tem um melhor aproveitamento, o professor tem um foco maior, a globalização exige muito mais no mercado hoje, o tornando mais competitivo, devendo estar todos com um currículo rico com possibilidades múltiplas.
Toda escola precisa ter um projeto pedagógico, onde todos participam gestores, professores, funcionários, pais e alunos. Elaborar um projeto pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. É importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que deseja instituir na escola. Além disso, o projeto deve estabelecer metas e prazos para garantir seus objetivos.
Os professores ficavam presos ao mesmo conteúdo, fiavam parados no que aprenderam não evoluíam, com o passar do tempo continua com mesmo conteúdo de vinte anos atrás, sendo que o mundo evoluiu.
O professore de hoje está cada vez mais em busca de novos conhecimentos, para levar aos seus alunos,