resenha do livro PESQUISA EDUCACIONAL: quantidade e qualidade
CAMPUS DO SERTÃO – DELMIRO GOUVEIA
JOSÉ FÁBIO OLIVEIRA
Resenha do livro PESQUISA EDUCACIONAL: quantidade - qualidade
Delmiro Gouveia – AL
Janeiro/2014
JOSÉ FÁBIO OLIVEIRA
Resenha do livro PESQUISA EDUCACIONAL: quantidade - qualidade
Resenha apresentada à disciplina Pesquisa educacional na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, sob a orientação do professor Leônidas de Santana Marques.
Delmiro Gouveia – AL
Janeiro/2014
SANTOS, FILHO, José Camilo dos et GAMBOA. Sílvio Ancízar Sánchez (org.) (2009). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 7ª ed., 111 p.
José Fábio Oliveira José Camilo dos Santos Filho é docente da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa é docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e PUCAMP.
No livro Pesquisa Educacional: quantidade - qualidade os professores José Camilo dos Santos Filho e Silvio Sánchez Gamboa fazem uma recuperação histórica a partir do Século XIX dos paradigmas de pesquisa, onde se expõe a sua fundamentação histórico-filosófica. As opções escolhidas, os modismos e os paradigmas dominantes são explorados, especialmente para localizar conceitual e espacialmente professores e pesquisadores em face dos trabalhos realizados em Educação.
Na primeira parte da obra que fala sobre pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático, o professor José Camilo dos Santos Filho explora as diferentes visões de mundo que dominaram a pesquisa educacional.
Discute-se a valorização de uma tendência que combate a coerência paradigmática, fundada em uma tese de particularidade dos paradigmas na capacidade da filosofia das ciências.
No Século XX, os paradigmas de pesquisa dominantes nas Ciências Sociais e na Educação foram o quantitativo-realista e qualitativo-realista,