QUALIDADE NO ATENDIMENTO
O mundo está em constante transformação, transformações estas muito rápidas e se deve a evolução social, tecnológica e até mesmo mental da humanidade é um constante processo evolutivo em que se vive. A rapidez das mudanças faz com que o empreendedor tenha que estar sempre em estado de alerta, para conseguir acompanhar as modificações.
A qualidade a cada dia ganha mais espaço na vida do ser humano, não se vive em um mundo globalizado sem se pensar em qualidade. Não em uma era muito distante, falar em qualidade era simplesmente falar em “inspeção”, mas esse pensamento teve que mudar o que levou a se pensar em “controle” controle esse que envolvia todo um processo, que por sua vez deu lugar a “garantia de qualidade”, agora além de produzir, teria também de garantir a qualidade desse produto. Já acostumado com a garantia aparece também no cenário “a gestão estratégica de qualidade” o que levaria se pensar em fórmulas de atração para o produto.
Agora sim, depois de todo esse processo evolutivo todas essas mudanças o mundo reza “qualidade”. E essa qualidade não é restrita a alguns segmentos, essa qualidade faz parte de todos os setores, e se mostra implacável dentro do processo de desenvolvimento empresarial.
1.1 Surgimento da Qualidade
A qualidade como conceito existe há muitos séculos. Mas como disciplina ainda continua se desenvolvendo, é uma história bastante complexa, pois surge em um primeiro momento como uma forma de inspecionar todas as atividades dentro de uma organização. Antes não se aplicava qualidade em todos os ramos mercadológicos, eram somente a departamentos de produção e operações. Hoje, se pode ver que o fator qualidade abrange funções cada vez mais diversificadas, pois se chegaram a conclusão de que qualidade é uma forma estratégica de se obter lucros. Todos os dirigentes de organizações lançam olhares de muita cautela a esse ponto já que o mesmo funciona como diferencial para o sucesso de uma empresa.
De acordo com Garvin