Qualidade de vida
Para chiavenato (2009; p 335) ‘’o higiene de trabalho refere se ao conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador .’’
Para preservar os riscos de saúde inerentes as tarefas do cargo e o ambiente físico de trabalho, está relacionado com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais, a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho. Essa higiene envolve a prestação de serviços médicos, enfermeiros e auxiliares em tempo integral ou parcial dependendo do tamanho da empresa. Conta também com exames admicional, primeiro socorros, supervisão quanto a higiene de saúde e o mais é que os trabalhadores façam um cheque up periódico.
O objetivo da higiene no trabalho e a manutenção da saúde dos trabalhadores aumentam a produtividade dos mesmos, por meio do ambiente de trabalho.
Chiavenato ensina (2009; p 336) “As condições de ambiente de trabalho refere ás circunstâncias físicas que envolvem o empregado enquanto ocupante de um cargo na organização. E o ambiente físico que envolve o empregado, enquanto ocupante de um cargo na organização. E o ambiente físico que envolve o empregado, enquanto dele desempenha um cargo.”
Na busca de um ambiente agradável de trabalho e de qualidade de vida analisa-se o ambiente quanto á iluminação, ruídos e condições atmosféricas. A iluminação é avaliada de acordo com o ambiente de trabalho para não causar danos ao empregado, analisando sua suficiência de modo que cada foco de luminosidade seja adequado para cada tipo de ambiente de trabalho, de modo que não cause nenhum dano ao trabalhador evitando fadiga aos olhos do mesmo, devido a alta ou fraca luz de acordo com o seu ambiente de trabalho. Já os ruídos são os sons indesejáveis. Os ruídos além de prejudicar o desempenho dos trabalhadores podem causar danos à audição do mesmo. As condições atmosféricas se referem principalmente à temperatura do