Tipos de discurso
Trabalho de análise de tipos de discursos sobre o conto “A Nova Califórnia”, para a matéria de LPL I, do curso de Automação de Escritórios e Secretariado da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
São Paulo
2012
TIPOS DE DISCURSOS
O objetivo deste trabalho é analisar os tipos de discursos existentes no conto “A Nova Califórnia” de Lima Barreto. Há três tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre, meios pelo qual se transmite uma ideia, se expõem uma opinião, quer na fala ou na escrita. Dessa forma, em se tratando do texto narrativo, todo o desenrolar dos fatos, em consonância com a ação dos personagens, está condicionado ao propósito do narrador em materializá-lo por meio de uma mensagem discursiva.
DISCURSO DIRETO
O discurso direto é o registro das palavras proferidas por uma personagem. O narrador deve expor a fala da personagem através do recurso gráfico: travessão ou aspas. É um tipo de discurso alheio a quem narra a história, ou seja, não há interferência por parte do narrador. Alguns verbos, chamados de elocução, são utilizados no começo, no meio ou após os discursos, são eles: dizer, perguntar, responder, exclamar, ordenar, falar, protestar, contestar, alegrar, alegar, concordar... Exemplos de discurso direto: “— Vou fazer um forno, disse o preto, na sala de jantar.” “—Doutor, seja bem-vindo.” “— Desejava falar-lhe em particular, Senhor Bastos.”
“— Como o senhor deve saber, dedico-me à química, tenho mesmo um nome respeitado no mundo sábio...
“— Sei perfeitamente, doutor, mesmo tenho disso informado, aqui, aos meus amigos.
— Obrigado. Pois bem: fiz uma grande descoberta, extraordinária...
Envergonhado com o seu entusiasmo, o sábio fez uma pausa e depois continuou:
— Uma descoberta... Mas não me convém, por ora, comunicar ao mundo sábio, compreende?
— Perfeitamente.
— Por isso precisava de três pessoas conceituadas que fossem