Sensores industriais
R: É um dispositivo que capta uma estímulo físico e converte em um sinal que pode ser lido através de um instrumento, ou seja, trata-se de um estímulo a quantidade, propriedade ou condição que é detectada e convertida em sinal
2. Qual a diferença entre sensor e transdutor?
R:Transdutor converte um tipo de energia noutro, enquanto que sensor capta um estímulo físico e converte em sinal legível aos instrumentos de medidas. Contudo, o transdutor utiliza-se do elemento sensor para tal conversão.
3. Qual a diferença e a semelhança entre um amplificador e um repetidor (buffer)?
R: Amplificador - Aplica um ganho no sinal.(Amplificador Operacional)
Repetidor (Buffer) - Amplifica e recupera sinal fraco com distorções,ou seja, fornece corrente elétrica, conseqüentemente, potência, recuperando a integridade do sinal.
4. Os sensores são classificados como proporcionais/analógicos e discretos/digitais, descreva a diferença entre estas classificações e cite exemplos de cada tipo.
R:Em resumo, os sensores medem uma grandeza física e entregam um sinal elétrico como saída. Se esse sinal puder tomar qualquer valor dentro de certos limites ao longo do tempo, esse sensor é chamado de analógico. Se esse sinal elétrico só puder tomar dois valores ao longo do tempo, sejam estes sinais de qualquer amplitude, o sensor é chamado de digital.
5. Cite alguns tipos de transdutores.
R:Microfone: capta a vibração mecânica da voz e transforma em sinal elétrico;
Termômetro: capta a temperatura do corpo e transforma em sinal elétrico;
Câmeras: possui sensores que captam imagens e transformam em sinais elétricos
Aula Atividade 03
1. Quais as escalas de temperaturas chamadas de absolutas?
R: Escala Fahrenheit: Criada em 1714, convencionou-se 0°F ponto em que a temperatura medida era a mais baixa conhecida, a temperatura de fusão de uma mistura de partes iguais de cloreto de sódio (NaCl, também conhecido como sal de