Sensores Industriais
O que é um sensor industrial? O sensor é apenas a parte sensitiva de um transdutor (transdutor é um sistema completo, que produz um sinal elétrico de saída, que representa a grandeza física sendo medida), que se completa em muitos casos com um circuito eletrônico, para a geração desse sinal elétrico depende do nível de energia da grandeza física que afeta o dispositivo sensitivo. O controle de processos industriais exige o uso de sensores especiais, que devem converter as mais diversas grandezas físicas em sinais elétricos.
Tipos de Sensores Industriais?
Os sensores medem uma grandeza física, e entregam um sinal elétrico como saída. Se esse sinal puder tomar qualquer valor, dentro de certos limites ao longo do tempo, esse sensor é chamado de ANALÓGICO. Se esse sinal elétrico só puder tomar dois valores ao longo do tempo, sejam estes sinais de qualquer amplitude, o sensor é chamado de DIGITAL. Se o sensor for analógico e o controlador destinado a receber esses sinais for digital, será necessária a presença de um CONVERSOR A/D. Se o sensor for digital é possível entregar o sinal diretamente, ou através de um circuito condicionador, numa interface de entrada digital. Observa-se que não foi definido sensor analógico como aquele que mede grandezas físicas analógicas, e nem o sensor digital como aquele que mede grandezas físicas digitais. É possível medir grandezas físicas analógicas com sensores digitais.
Modelos, Funções e Utilização de Sensores Industriais?
Sensores podem ser classificados de acordo com o tipo de material do objeto que irá ser detectado. Os tipos de sensores mais comuns são: Mecânicos, Magnéticos, Indutivos, Capacitivos, Ópticos, Ultra-sônicos, de Fluxo ou Vazão, Temperatura, Pressão. Peguei como exemplo dentre eles, Sensor de Proximidade Indutivo, Sensor de Proximidade Capacitivo, Sensor de Temperatura e Sensor e Sensor de Fluxo ou Vazão.
Sensor de Proximidade Indutivo
São equipamentos